//PH dos produtos

PH dos produtos

Se tem um ditado muito bom é o que diz: Tudo em excesso, faz mal. Hoje teremos o “Momento puxão de orelha” nas cabeletes! (brincadeira!!) kkk

Na verdade, ando preocupada com o comportamento de algumas pessoas quando o assunto se refere ao pH dos produtos capilares. Está todo mundo tão preocupado em verificar se o pH de tal coisa é baixo ou não que não se dão conta de que o pH baixo também não é saudável para os cabelos. Então se você acha que quanto menor for o pH de uma máscara, condicionador e leave-in, melhor isso será para o cabelo, saiba que isso não é verdade.
Qual o pH ideal para os produtos capilares?

Para responder isso, temos que saber o pH do fio do cabelo, e ele gira em torno de 4,5 e 5,5. Com isso concluímos que se um produto tem o pH até 5,0 ele não vai dilatar nossa cutícula, na verdade vai ajudá-la a se manter saudável.
Então porque existem produtos com o pH tão baixo?

Produtos altamente Acidos (“produtos ácidos” é como são chamados os produtos com o pH baixo), mais precisamente os Acidificantes, foram feitos para ajudar a regular o pH dos cabelos que passam por processos químicos, pois esses cabelos chegam a um pH tão alto em um processo químico que é preciso usar um produto com o pH baixo para que o cabelo consiga restabelecer seu pH natural que está entre 4,5 e 5,5. Para quem quem deseja entender um pouco mais sobre como o pH dos produtos interagem entre si, indico a leitura do post Conversando sobre a Ação do pH nos cabelos, onde expliquei tudo direitinho.
Como um produto de baixo pH vai danificar os meus fios?

Acontece o seguinte: mesmo que você use todos os dias um produto com pH 2,5 ou até 2,0, seu cabelo nunca vai ter um pH menor que o 4,5 porque esse é o pH dele. Não dá para mudar o pH das coisas. Tanto é que se o cabelo ficar muito tempo com o pH desregulado (acima de 5,5, por exemplo), ele vai perder matéria e vai se deteriorando. Da mesma forma, o uso contínuo de produtos com o pH baixo demais, pode causar danos aos fios, pois ele irá contrair em excesso a cutícula, fazendo com que elas inchem e rompam. É pura física. Tudo tem um parâmetro e passar dele tanto para mais, tanto para menos é prejudicial.
Devo parar de usar condicionador em todas as lavagens, então?

Não precisa parar de dar aquela selada final com condicionador, pois ele tem um pH ideal para isso, selando os fios na medida certa. Mas quanto ao uso diário de acidificantes que tem o pH muito baixo, eu já não sou a favor, pois esses produtos não foram feitos para uso contínuo.

Espero ter ajudado! Qualquer duvida é só gritar por um help!

By |2017-01-31T12:54:01+00:00janeiro 31st, 2017|Dicas|102 Comments

About the Author:

Leave A Comment