fbpx
//10 dicas para manter os cabelos saudáveis

10 dicas para manter os cabelos saudáveis

Tem coisas sobre o cuidado com o cabelo que todo mundo deveria saber, e eu acho que reforçar nunca é demais, vocês não imaginam o tanto de vezes que alertei pessoas próximas com uma dessas 10 dicas que irei repassar aqui. Vamos lá?

1. Teste de Mecha

Essa dica vem logo em primeiro lugar, pois se ela fosse aplicada sempre o número de desastres capilares seria bem menor. Eu já passei por um episódio em que um simples teste de mecha poderia ter me salvado, mas como não fiz sofri um corte químico na época. Então, cabelete, se você faz uso de químicas ou quer passar a usá-las, faça o teste de mecha. Esse teste vai mostrar se o seu cabelo tem condições de passar por aquele procedimento, além de mostrar quanto tempo vai ser necessário passar com o produto nos fios para que a modificação ocorra com segurança. Cobre isso SEMPRE dos profissionais.

2. Tratamento

Conheço pessoas que tem cabelos virgens e lindos, e muitas delas usam apenas shampoo e condicionador. Mas essa é uma realidade de poucos. Tratar dos fios fazendo hidratações periódicas é uma das melhores maneiras de ter o cabelo bonito, principalmente para quem tem fios quimicamente tratados. Um bom Cronograma Capilar vai ajudar muito.

3. Enxaguar bem o shampoo

Vejo muitas pessoas alertando sobre enxaguar bem as máscaras aplicadas no cabelo, mas se tem uma coisa que você deve atentar muito também é para o perfeito enxague do shampoo. Pessoas que não tiram todo o resíduo de shampoo do cabelo tendem a ter fios enfraquecidos, além de sofrerem com descamações no couro cabeludo que muitas vezes são confundidos com caspas.

4. Use um termoprotetor

A regra é clara: antes do secador, da chapinha, do babyliss, dos miracurls da vida é obrigatório o uso de um produto que ofereça proteção térmica para os fios. Não tem desculpa para pular essa fase, pois há termoprotetores de todos os tipos e preços: em líquido, em óleo, em creme, em gel, aerosol… Desde R$ 5 a quantos reais você quiser/puder investir. Esse tipo de produto dura muito, pois pouca quantidade já é o suficiente.

5. Não prenda o cabelo molhado

Você pode achar que é besteira, mas prender cabelo molhado pode enfraquecer a raiz dos fios, além de facilitar a proliferação de fungos nos cabelos. Além de que a parte presa dos fios torna-se quebradiça e fica marcada.

6. Não prenda o cabelo com coisas metálicas

Aqueles elásticos com um metalzinho e prendedores feitos de metal são os responsáveis pela quebra localizada dos fios. Se você faz uso frequente de produtos desse tipo, tente substituir por acessórios de plásticos (no caso das presilhas) ou de silicones/ borracha/ tecido (no caso dos elásticos).

7. Aprenda a desembaraçar o cabelo corretamente

Os fios devem ser desembraçados sempre começando pelas pontas e ir subindo aos poucos até chegar na raiz. Isso evita a quebra dos fios, além de que diminuiu o repuxar na raiz dos cabelos.

8. Lave os cabelos com frequência

Parece absurdo, mas já conheci pessoas que passavam mais de uma semana sem lavar o cabelo. Cabelo tem que ser lavado ao menos uma duas vezes na semana, e isso não é apenas em nome da beleza e sim em nome da higiene.

9. Cuide do seu couro cabeludo

O couro cabeludo é muito importante para se ter o cabelo saudável, pois é nele que as hastes capilares estão fixadas e é dele que sai o sebo que nutre naturalmente o cabelo. Além da higienização correta com shampoos, hoje em dia existem vários tratamentos para o couro cabeludo que ajudam a mantê-lo saudável, até já resenhei aqui a Máscara da Head & Shoulders que é ótima. Outra coisa também: Nunca aplique química se o seu couro cabeludo estiver ferido, pois além de você absorver a química por elas e poder desenvolver um intoxicação, a parte ferida pode necrosar fazendo com que novos fios não cresçam mais naquele lugar.

10. Pausa entre químicas

Outro motivo causador de desastre capilares é a não obediência as pausas necessárias entre químicas. E mais, a pausa não é apenas para dar um tempinho sem fazer nada, é para dar um tempinho tratando dos fios, isso porque se você aplicar algo que resseque o seu cabelo e apenas ficar 15 dias sem fazer nada, não adianta, pois cabelo não se regenera sozinho. As pausas entre químicas devem ser respeitadas e servem para você tratar do cabelo, reparar e prevenir danos.

By |2017-02-23T09:21:27+00:00janeiro 31st, 2017|Dicas|14 Comments

About the Author:

Leave A Comment